Nossa História

Pomerode constitui-se em uma pequena cidade no Verde Vale do Itajaí, cortada pelo Rio do Testo e emoldurada por verdes montanhas, sendo que a mesma guarda toda a fisionomia de um típico modelo de Imigração, Tradição e Cultura Germânica. Está ligada a Blumenau por rodovia asfáltica, bem como a Jaraguá do Sul.

A região onde hoje se situa o município, fazia parte da Colônia de Blumenau. A ocupação dos primeiros lotes coloniais, deram-se ao longo do Rio do Testo, sendo o início ao que viria a ser o Município, isto em 1861, 11 anos após a fundação da Colônia Blumenau.

A divisão das terras em lotes coloniais acompanhou o traçado dos cursos d'água, pois era necessário que todos os lotes contassem com o acesso à água, para a lavoura e o consumo doméstico. Por esse motivo, os lotes definidos pelo Dr. Blumenau e demarcados pelo engenheiro Karl August Wunderwald resultaram estreitos e compridos, num sistema conhecido na Alemanha. Esta forma de divisão de terra adotada no início da colônia condicionou a estrutura fundiária de Pomerode de tal forma que até hoje está presente na malha urbana.

Pomerode iniciou sua vida política em 1934, com a instalação do Distrito de Rio do Testo, subordinado a Blumenau.

Em 1958, Pomerode foi desmembrado de Blumenau.

Pomerode teve sua emancipação política e administrativa em 21 de Janeiro de 1959.

A industrialização de Pomerode iniciou-se no princípio do século com a produção de queijos, lingüiças, móveis, cerâmica e mais tarde, de porcelanas, símbolo de bom gosto. Hoje o parque fabril diversificou-se bastante, com a produção de malhas, calçados, artigos de plásticos, enfeites de Natal, mecânica de alta tecnologia, tecelagens e confecções, artigos esportivos, móveis e esquadrias e artesanato. Seus produtos levam a etiqueta do esmero e da qualidade de um povo laborioso e essa característica a distingue de forma notável, pois embora trabalhando no seu emprego, a sua renda complementa-se com a atividade paralela na agricultura.

"Pomerode é uma cidade de excepcional qualidade de vida e, ao mesmo tempo que cresce, se moderniza e industrializa, cultiva suas tradições e mantém orgulhosamente sua paisagem Natural e Cultural".

No momento, a sua população conta em torno de 23.849 habitantes, na sua grande maioria descendentes de alemães. Por essa razão também, Pomerode possui ainda o maior acervo de casas em estilo enxaimel do Brasil. As ruas e as casas conservam os seus jardins; suas hortas e seus pomares tornam a grande maioria das propriedades um pouco mais aconchegantes e atraentes. Pomerode é a cidade mais alfabetizada do Brasil. Tranqüilidade e paz ainda são características que podem ser encontradas no Município.

Quando alguém chega em Pomerode, tem a nítida impressão de estar em um outro país.

A arquitetura seguindo as características germânicas, o povo calmo e a língua alemã, falada pela maioria da comunidade contribuem para esta impressão.

A cidade toda é um encanto, assim como as paisagens rurais, marcadas pelo verde exuberante, por montanhas e por vales. A presença do homem não denigre esta paisagem.

O pomerodense, ao contrário, tem na sua cultura o amor pela natureza e dela faz parte integrante.

As casas em estilo enxaimel, construídas no fundo dos vales, perto dos morros, projetam bucólicas imagens, inesquecíveis para todos. Os aspectos rurais estão fortemente presentes na paisagem, na forma de pastagens e plantações.

A intervenção humana na paisagem se dá de maneira linear. Predomina a horizontalidade, com construções de até dois pavimentos. Graças a essa horizontalidade, as torres das igrejas são marco nas paisagens, servindo de ponto de orientação e referência.

A paisagem urbana de Pomerode é marcada pela presença do verde, a vegetação que cobre os morros, a mata ciliar e a arborização urbana ficam fixadas na memória do visitante como registro visual da cidade.

A linha do horizonte está sempre delineada na sinuosidade dos morros, ainda pouco atingidos pela urbanização. Pomerode é um município com vocação para o turismo, seja ele cultural, ecológico, de compras ou outras modalidades. Sua origem como colônia de imigrantes alemães deixou como herança aspectos arquitetônicos, hábitos culturais, culinária, artesanato, dança, entre outros, que são fortes atrativos turísticos. O principal evento do calendário turístico é a Festa Pomerana, realizada em meados de Janeiro. Esta festa, realizada no aniversário de Pomerode, foi criada em 1984 e tem como atrações desfiles, apresentação de grupos folclóricos e bandas, competições de tiro ao alvo, exposição industrial e comercial, bailes típicos germânicos, chope e pratos da tradicional cozinha alemã. Apesar de não realizar nenhum evento em Outubro, o Município recebe também grande quantidade de visitantes neste mês, em virtude de sua proximidade com Blumenau, onde se realiza a Oktoberfest, o Zoológico de Pomerode, de propriedade da Fundação Hermann Weege, é uma atração regional, recebendo mais de 100 mil visitantes por ano. São locais de grande beleza natural, como a Lagoa do Weege, a Casa do Imigrante (Museu),o Morro da Turquia, a rota enxaimel, entre outros. Além disso, Pomerode mantém vivos os costumes e as tradições dos seus antepassados através dos seus Clubes de Caça e Tiro, das Festas de Tiro ao Alvo de Rei e Rainha, dos Grupos Folclóricos, das Bandas de Músicas Típicas, das danças das Cozinheiras nos casamentos da zona rural. Na Avenida 21 de Janeiro, as palmeiras plantadas ao longo do canteiro central formam um imponente eixo vertical. As poucas praças existentes na cidade, são resultantes do aproveitamento do alargamento da algumas vias, como a Praça Jorge Lacerda, na rua XV de Novembro e a Praça Erwin Zastrow, na rua Hermann Weege.

Pomerode desenvolveu-se entre elevações e rios. Seu desenvolvimento seguiu o padrão típico das cidades de origem alemã em Santa Catarina. Estas cidades têm como elemento básico de crescimento, a rua comercial. E é na rua comercial que a urbanização de Pomerode se cristaliza e onde hoje concentra-se o acervo mais representativo da arquitetura urbana da cidade.

 

ONDE ESTAMOS

Rua 15 de Novembro, 8444 - Rodovia Blumenau

Pomerode Km 6 - CEP 89107-000

Pomerode/SC

  • (47) 3387.4167

  • -
  • (47) 3395.1700

  • -
  • (47) 8849.8168

  • -
  • (47) 8849.8146

  • -
  • (47) 8849.8157